quinta-feira, agosto 04, 2005

O guru americano e a candidata (3)

Entre a obra e a competência
É no último parágrafo que Maria José Nogueira Pinto frustra as suas próprias expectativas e contradiz a teoria e prática (por continuidade) das soluções e determinações subjacentes.
Por exemplo, propõe «políticas e medidas efectivas para atrair a classe média, a população activa e os jovens». Só neste conteúdo globalizador e crucial, verifica-se o inverificável e algumas questões sensíveis:


  • uma cidade irreal porque qualquer um sabe que a verdadeira classe média é hoje a classe alta [a única com estabilidade financeira] e a maioritária é ainda a classe baixa em crescente perda de autonomia económica;
  • a referência constante e perturbadora a este mesmo grupo social naturalmente minoritário (classe média/alta) e que já habita Lisboa (principalmente os seus espaços modernizados que só eles podem pagar);
  • chama a si uma «sociedade activa» não sendo claro o que isso significa. Se os que produzem por iniciativa própria (pequenos e médios empresários) se todos os 'produtivos' que já enchem e esvaziam a cidade em levas diárias;
  • não esquece os futuros eleitores das gerações jovens (como todo o político faz), mas falseia as capacidades financeiras que esses cidadãos não têm porque ainda agora começaram a edificar uma vida. É uma ingenuidade inadmissível para mim (que sou nova) que a candidata pense que possa influenciar o destino fatíco dos ‘modestos’ (porque os abastados nunca de cá saíram) e contornar as tabelas ambiciosas dos empreiteiros;
  • a «modernização efectiva» alfacinha - mesmo com os excepcionais programas integrados da EPUL ou o esporádico sacrifício de património camarário - implica uma política pública de investimento na cidade, cujos instrumentos estão muito longe se equipararem aos recursos camarários.


O curioso é que a própria afirma que «só quem não conhece o mundo real é que pode minimizar estes aspectos». Ora, não se trata de minizar estas equações sociais que soam sempre tão bem aos ouvidos, mas interpretar as aspirações citadinas de Maria José Nogueira Pinto como uma grande intenção política - e de intenções está o mundo cheio.
A candidata já cá anda há muito tempo e, no mínimo, espera-se que tenha o bom-senso (nos políticos normalmente muito subaproveitado) para definir o ideal-ético e não teorias avançadas de uma realidade utópica, como se se tratasse do ovo de Colombo autárquico.
Quésado/Porter é muito claro: «os centros de competência do país têm que ser orientados para o valor» social que representam e fomentar a Estratégia Cultural de Cooperação.
Ou seja, a CML deve ter como objectivo inspirar a 'massa crítica' estratégica para a efectivação, criação e produtividade dos ‘valores’ importantes da sua autarquia (o Governo), mas não fantasiar o âmbito das suas competências.
O conceito orgânico de cidade para Maria José Nogueira Pinto soa muito bem no discurso sadio e ambientalista «das infraestruturas seguras, tranquilidade pública, menos poluição, mais espaços de convívio e melhor limpeza», mas grande parte da sua realização ultrapassa-a e abrange obrigações eleitorais de outras candidaturas:

  • não cabe à câmara ser empresária, mas ter a oportunidade de realizar algund protocolos de serviços sustentados e com os agentes empregadores;
  • não cabe à câmara a edificação do parque habitacional urbano, mas regular a sua qualidade, segurança, toponímia, legalidade e necessidade social;
  • não cabe à câmara decidir sobre segurança pública (exceptuando as suas forças), mas exigir ao Estado o seu activo e, a si, a participação na fiscalização da sua necessidade;
  • cabe à câmara (e com o governo) a limpeza pública, normas para produtos e serviços poluentes, legislação para defender a cultura acossada pelo consumismo ou até a habitabilidade do convívio entre cidadãos.


Se para Maria José Nogueira Pinto (ou qualquer candidato), o ‘valor’ e a ‘ideia’ não forem para garantir a exequibilidade e transparência legítima do seu papel estratégico na promoção da cidade de Lisboa, então o seu «conceito orgânico» só pode concentrar momentos nostálgicos de uma urbanidade de outrora («queremos reviver o espírito de bairro... animação cultural em ruas animadas…») e viver a antiga cidade sub-desenvolvida.

A realidade incontornável que Quésado/Porter omitiu
Independentemente da tradição política (liberal, conservadora, europeista, etc), os desmandos governativos desta nação seguem o tour europeu.
Por cada etapa individual que estabelecemos, temos acima de tudo que corresponder às directrizes da EU complexada pelos gigantes do capital americano que ditam os destinos do mundo desenvolvido (e depois é que vêm as cidades!!).
A câmara de Lisboa - como todas as outras - tem só a autonomia política para escolher a matriz ideológica da militância nos seus trabalhos, tal como as juntas de freguesia em relação a si.
Ao contrário de um governo presidencial, a prática ideológica dos autarcas só lhes permite ditar a urgência e fazer a lembrança dos grandes imperativos para as pólis do futuro.
A Estratégia, infelizmente, essa está nas leis - umas vezes justas e outras injustas - que são produto da ambição plebiscita dos governantes e da sua inspiração nos gurus economicistas!
Ao contrário de muitos dos nossos deputados na Assembleia da República, o exercício político de um autarca raras vezes pode ser 'debutante', até pelo contrário, o seu exercício baseado na seriedade costuma ser uma prática faustosa das 'diuturnidades' sociais.