sábado, julho 30, 2005

Anedotário portuguesista

A velha rivalidade com nuestros hermanos teima em escolher só os assuntos de "boa" categoria, que para os de "má" já a Península Ibérica se apresenta como um condado único. Advinhem quais são os dois países europeus que apresentam a maior mortalidade por cancro dos quinze congéneres, por «mau desempenho na prevenção e informação dos vários tipos de cancro à população»*.
Pois é... se se tratasse de touradas ou futebol...
(*) Estatísticas da Agência Internacional para a Pesquisa do Cancro
§
Pudera!!!! Gordinhos, mal nutridos e candidatos à (des)elegância americana neste cantinho da Europa - afamado como a melhor casa da importante e reconhecida sã Alimentação Mediterrânica.
Não, não se trata só de fast-food, trata-se essencialmente da condição sedentária da vida moderna e somos o 16.º país a desmistificar a ideia de que sem stress (o sadio) somos mais felizes e saudáveis.
Errado!!!!!!! 73% Da população portuguesa não faz, nem nunca fez, qualquer actividade desportiva . O mesmo é dizer que não mexemos o rabo por nada.
Ao contrário dos franceses e ingleses, saímos da Casa das Sandes ou do McDonald's e apanhamos um transporte público qualquer para fazer 1(!!!) avenida ou 1(!!!) quarteirão.
Eles não! Passam o dia enfiados no escritório que só intervalam para uma massa tagliatelli mal amanhada, não usam ginásio, mas.... (aqui é que a porca torce o rabo) fazem 1(!!!!) hora a pé todos os dias porque deixam o carro no parqueamento suburbano dos combóios.
Se assim não for (espantem-se) ou apanham o metro com aquelas escadarias infindáveis que são óptimas para ginástica localizada (interessante, não acham?) ou saiem à rua!
Saiem à rua no seu tempo livre para andar junto ao Sena ou simplesmente estar em Monparnais a gozar a vista deslumbrante.
Mexem o 'cu' ao invés de o enfardar em frente da TV ou consola da Nintendo!