sexta-feira, novembro 12, 2004

("C"+"O"+"P") x ("O"+"N"+"S")

"O Restaurante 'O Caneira' publica no jornal ½ rodapé no intuito de avisar os seus estimados e sempre bem-vindos clientes que a sucursal/filial que se tem feito representar por 'Caneira', nada tem de relacionado consigo a não ser a apropriação indevida do seu bom e reconhecido nome e marca por registo legal."
Pousei o jornal e acendi um cigarro que me enevou de fumo e formou no ar o que pareciam ser pequenas letras que não deixei de fixar curiosa. Sustive a respiração para não desfazer a névoa e pareceu-me ler um "C", um óbvio "O" e talvez um "P" esquisito. Que raio????

"COP"????????
Coitado do "Caneira" que ainda se arrisca a perder a clientela que quando essa voltar vai levar com a porta na cara porque afinal aquele não era o verdadeiro mas o trafulha que entretanto já se chama outro qualquer que não ele mesmo e como não leu o anúncio, porque qualquer leitor salta os classificados do jornal, não tem como saber e vai achar que fechou. Tenho que ir ao "Caneirinha", mas como saber nas Páginas Amarelas qual é o que é mesmo e não o que se faz passar pelo outro?

Umas quantas páginas à frente no mesmo jornal é notícia "o extermínio do Urso Pardo dos Pirinéus, acto sanguinário perpretado pelas mãos de um grupo de caçadores da região de Aspe que alegava perseguir javalis. Em vez dessa outra espécie foi 'Canela', uma jovem fêmea de 15 anos e mãe há pouco tempo, a presa exterminada. A associação local de caçadores estava ciente da preciosidade genealógica que 'Canela' representava para o mundo mas alega ter-se defendido de um ataque repentino por parte da fêmea."
Levei o cigarro outra vez à boca imaginando aquele corpulento animal a ser esfrangalhado pelas mandíbulas canídeas e com urros apelar à misericórdia do homem para lhe dar com um balázio bem no meio da cabeça e poupá-lo aquele sofrimento indigno. Desconfiada inalei todo o fumo que consegui para a maior baforada que os meus frágeis pulmões deram até hoje e surgiu novamente a clarividência: outro "O" bem definido, um "N" um pouco manco e um claro "S".

"ONS"????????????
("COP" x "ONS") = ?????
Hum? Olhei à minha volta e para os outros fumadores e constatei que o fumo dos seus cigarros não passava de umas nuvenzinhas ralas que mal se viam a olho nu. Que raio????????
Pensei, pensei, e de repente a coincidência pareceu-me óbvia e os sinais semelhantes o suficiente para não ignorá-los.
Recordei-me do boletim anónimo de Jerry tal como o jornal que lia, também de distribuição massiva (o meio da mensagem?);

A inusitada notícia que ocupava quase página inteira da "Canela" especial como era aquele cavalo que a advogada recebeu de seu pai assassinado misteriosamente depois (o animal?);
E porque não um urso, espécie em extinção de valor inestimável, como era aquele juiz arguto e perspicaz, pai da advogada, que descobre os homens do "Sistema" (o crime?);

Somei-lhe a duvidosa acção do grupo de caçadores da Federação dos Caçadores dos Pirinéus Atlânticos ou até mesmo, porque não, da própria organização que me leva a seguir aos homens do "Sistema", também eles um grupo autónomo e reconhecido pelo próprio governo americano, uma estrutura superior (criminosos?); Que tal?
E porque não há mistério sem que alguém dele e de alguma coisa desconfie atrevi-me a considerar o gerente do "Caneira" (actor principal?) como um elemento-chave para a suspeita duplicação da identidade representativa que, como o taxista, tem também nos seus clientes a verdadeira desenvoltura da sua aventura conspirativa.
Faltava-me só escolher a protagonista a salvar pelo herói. Eu???? Talvez. Afinal estava descansada a ler o jornal como aquela jovem advogada, descansadinha também a pedalar em casa a sua vidinha naquela bicicleta mecânica (actriz principal?). Eu???

= ("COP" x "ONS")
= ("C" de Caneira + "O" de ovas que deve ser um petisco lá do sítio + "P" de parece-se mas não é o mesmo restaurante) x ("O" de 'ocaso' do crime da ursa com por 'acaso' mal escrito com certeza + "N" de nada sabíamos que ao longe parecia-nos um javali + "S" de sangue, do da ursa, claro)
= "COPONS"
= Bem baralhadas as letras também fica "CONSP"
= A teoria da CONSPIRAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Reparem bem como as várias associações eram plausíveis:
Temos um restaurante que não se sabe vindo de onde e passa por outro o que nos deixa sem saber afinal qual é o verdadeiro e afamado por um "naco agridoce de javali que é o animal que os caçadores franceses diziam estar a caçar em vez do urso (símbolo da força económica americana, saída recentemente de eleições onde Bush é vencedor e por acaso até gosta mais de cavalos do que de ursos).
Este urso irremediavelmente morto era por acaso a única fêmea existente na França e pertencia à espécie "Parda" de que agora só restam exemplares na Croácia e Eslovénia, o que é muito conveniente para que não fique nada para reproduzir. Reparem, reproduzir com antigos países da única até hoje, se a Coreia do Sul não se adiantar ao meu blogue, única superpotência alguma vez opositora à supremacia americana no mundo e que até foram alvo de recentes investidas pseudo-humanitárias e pacifistas por parte dos militares americanos.
Por acaso durante as eleições tive a visita de uma amiga da Filadélfia que até é uma séria activista da campanha de Kerry e que por acaso estava muito preocupada com o futuro próximo da América se o Bush vencesse as eleições.
As ligações a Portugal continuam quando sabemos que a mulher de Kerry é de origem portuguesa e tem familiares numa aldeia próxima da dos meus avós (já viram a coincidência!), para não falar de que consta que vai comprar acções do Sporting que é o clube do meu amigo bloguista.
Desculpem-me lá mas está por demais.

Kerry é conhecido por frequentemente doar fundos a ONG’s para a protecção animal (como os ursos não é?) e durante os meses de campanha eleitoral "A Teoria da Conspiração" esgotou-se misteriosamente das casas de aluguer de vídeos. Não me lixem, pá!!!!!!!
Existirá algum "Caneira"? Qual deles será o restaurante inofensivo e qual o suspeito covil de concluio para aniquilar a simbólica e única fêmea no mundo que poderia reproduzir-se com os dois únicos machos croatas e eslovénios, permitindo assim a manutenção dessa espécie no outro grande continente que enfrenta agora a recém-eleita américa por mais um mandato e que de ursos só nos deixou o Bush e o símbolo feroz do capitalismo americano?
O que significará o aumento da espécie do javali no mundo que fora do seu habitat é devastador? Passará o javali a ser o produto dominante na pestiscada do pessoal? Alguém tem que o comer, não?
Os gajos do "Caneira" - os falsos, atenção - serão também eles «aliens disfarçados que a NASA e o Santana Lopes trouxeram do espaço e que raptam humanos atraindo-os a restaurantes que se deslocam deliberada e geograficamente sem que deia-mos por isso?
E eu? Onde é que eu entro nesta história toda?
Por acaso tenho um tio que encontrou o sonho americano na confecção e venda de acessórios militares lá para a terra dos cowboys… mas nem por isso tenho ligações à Al-Queda, mesmo sendo politicamente anti-americana como meio mundo, aliás….
Também sou uma fumadora (convic)activista e costumo dizer que não há americano (porque o tabaco é quase todo americano) que me convença de que não tenho o direito aos mesmos séculos para deixar de fumar como a Civilização os teve para se viciar!!!!!!
Ou será que ser vegetariana tem alguma coisa a ver com isto? Isso não ameaça o consumo de carne, que como eu há muito poucos, pois não?

Andará para aí um Jerry qualquer, à minha procura para qualquer coisa?…
(Só espero que seja para me…)
Estará o jornal mesmo a avisar-me de alguma "Teoria de Conspiração"? Esta é a parte mais difícil… Se calhar meti o pé na poça e são só mensagens subliminares dos COPCONS para os seus camaradas.
Telefonei a um sabichão que me ajuda sempre quando estou enrrascada e que me disse:

- Eh pá! Isso parece-me muito complicado pá! "Teoria da Conspiração" não prometo mas que "COP" são comandos operacionais e "COPCON" eram os do Continente, isso sim pá!
Pensei, pensei, e de animais do COPCON só me lembrei de uma avestruz que um capitão de Abril evocara num debate parlamentar na Assembleia da República:

- "Pois não é linear e de uma evidência gritante que é na hora da tempestade que o capitão deve abandonar a nau e que é no tempo da doença que o diagnóstico é importuno? Pois não é verdade que a técnica da avestruz é o modelo da melhor deontologia de um político e sobretudo de um político revolucionário?
Isto era a voz da reacção parlamentar (na altura considerada a 'reaccionária') ao idealismo forte e ao trabalho no terreno que Otelo Saraiva de Carvalho comandava no COPCON, tão só, nada de javalis e com ursos talvez alguns comentários acesos e menos nobres entre os deputados.

Animais só esta avestruzinha por uns minutos lá no plenário e até sei que Otelo nasceu em Lourenço Marques (Maputo) onde não havia ursos sequer, talvez javalis...
UUUUPPPSSSS!!!!!!! Q’grande barraca!!!!!!!!
UUUUPPPSSSS!!!!!!! Acho q'meti o pé n'poça!!!!!!!!